Por Schurmann BRA 999

(08/05/07)

(ao lado time de brasileiros em Portimao)

"Mais uma vez o clube Overpower organizou um evento sensacional. Entre os dias 1-5 de maio, na praia do Alvor, em Portimao. A sede do evento foi o hotel Don João II, da rede Pestana. Com um excelente desconto para os competidores e hospedagem grátis para os top 10 do ano passado. A maioria dos participantes ficou no hotel, que está num local privilegiado, com areias brancas, águas cristalinas e mto conforto.
O vento, nosso motor principal, compareceu pra valer e foram feitas nada menos do que 13 regatas.

Nos dois primeiros dias de evento o mar estava mto mexido, com ventos maral de 18-22 nós, fazendo as condições parecerem mais um caldeirão. Steve Allen, se adaptou bem a essas condições junto com a revelação do campeonato, o cearense Fabio Melo, que estava um dos mais rápidos na água durante toda a competição.

No terceiro e quarto dias, o vento virou mais para terral, entre 15-25 nós e com isso o mar ficou mais liso.

No último dia estavam programadas mais duas regatas para totalizar o máximo permitido no evento, que são 15 regatas, só que o vento compareceu exatamente no último horário permitido para largar, às 4pm, com isso não, tivemos as últimas duas regatas.

O primeiro lugar ficou com Steve Allen, que foi pressionado por Gonzalo Costa nos últimos dias e terminou em segundo. Fabio Melo garantiu a terceira colocação mostrando o potencial da nova geração de velejadores de formula windsurfing. O Italiano Alberto Menegatti ficou em quarto seguido por Wilhelm Schurmann (campeão leve) e o polonês Hubart Mokrzycki em sexto. Lucas Comandu Fiúza, outro brasileiro da nova geração de formula, que também está andando muito, recuperou várias colocações depois do segundo dia, para terminar dentro do "price money top 16", ficando em décimo quarto lugar.

Durante o campeonato, os tamanhos de vela mais usados foram 11.0 até 9.8, já que nas primeiras regatas, o vento era um pouco mais fraco e logo aumentava.

No ano que vem, o mundial será realizado aqui no mesmo local, com isso, deveremos ter uma forte flotilha brasileira marcando presença.

Mais uma vez um agradecimento especial para o Clube overpower , que fez tudo correr 100% e sempre nos recebem de braços abertos aqui em Portugal.

Agora é partir para Corpus Christi, no Texas, para o US Open, que começa ainda essa semana nos dias 11-13 de Maio.

Grande abraço,

Wilhelm Schurmann