Notícias

Campeonato na Lithunia - por Mathias Pinheiro


    (01/06/08)  

Finalmente eu e Wilehlm chegamos a Lithunia, país da Comunidade Européia, após viajarmos de carro de Sopot, na Polônia. Tentamos ir para a Lithuani, passando por uma parte do território russo que faz fronteira entre a Lithunia e a Polônia, mas nao nos deixaram passar porque todos precisam de visto para entrar na Russia. Tivemos que rodar mais 600km pelo territorio polonês ate chegarmos a Lithuania.

A cidade do Campeonato é Nida e fica numa estreita faixa de terra entre o mar Cáspio e o mar Báltico. O campeonato aconteceu do lado do mar Cáspio onde é mais quente e com agua calma. Parece Calema para quem ja foi!
Sexta feira foi de inscrição, ja que não rolou vento e a previsao era de só ventar no sábado. Em torno de 50 velejadores inscritos!

Sabado começou a ventar por volta das 13:30hrs já bom para 11.8 e foi aumentando. Estavam previstas 6 regatas com 3 intervalos e ultima possível largada as 21:00hrs ja que o "dia" é ate as 00:30hrs.

Primeiras 2 regatas, a maioria correu com 11.8. Ja na segunda regata ja dava para 11.0 depois que o vento aumentou bastante. Com um percurso barla - sota e um través na chegada, Wilhelm ganhou o primeiro, Lat 23 em 2o, Lat 44 em 4o e eu em 5o.

Na segunda regata, Wilhelm tambem ganhou com boa distância para o LAT23. Eu fiquei disputando a posição com EST202 e LAT13 e acabei terminando em 5o novamente.

Voltamos para a terra e todos baixaram as velas para 10.7 e 11. O vento nessa altura havia apertado muito para os 20knts +e ainda um pouco frio.
Terceira regata largamos muito bem e Lat23 estava na frente o tempo todo mas Wilhelm deu o bote no último perna do popa diminuindo a distância e cruzando 1mt à frente na linha de chegada. Eu fiquei em 4o atrás do EST 202.

Quarta regata o vento ainda continuava muito forte. Largada dificil já que a maioria é pesado e coloca muito para andar. Lat 23 montou na frente. Wilhelm até que tentou usar de outra tática mas não deu. Eu estava em 4o próximo ao 3o, quando levei uma catapulta no último popa. Acabei terminando em 18o e coloquei para o descarte.

Voltamos para terra novamente para descansar um pouco para as duas últimas regatas do dia. Há esta altura estavamos exaustos. O vento havia diminuido um pouco para os 15knts mas ainda estava bom para 11.0.

Quinta regata! LAT23, Wilhelm, EST202 e eu montamos a boia de contravento bem próximos e seguimos para o popa. Wilhelm deu novamente o bote em cima do LAT23 e eu em cima do EST 202 que terminou mal essa regata 3 posições atrás de mim.

Na sexta regata, Wilhlem e eu largamos mal dando oportunid