Notícias

Cruzeiro da Amizade chega a Floripa durante 2ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos


    (01/06/08)  

Em dia de muito frio, monotipo sai para a raia por entre os barcos argentinos
Além do frio intenso, com temperaturas em torno dos 15 graus, a chegada do Cruzeiro da Amizade marcou a segunda etapa da Copa Veleiros de Monotipos, sábado e domingo (31 de maio e 1º de junho) em Florianópolis. Os barcos de seis categorias dividiram o mar de Jurerê com 20 veleiros argentinos de 30 a 49 pés (entre nove e 15 metros de comprimento), que partiram de Buenos Aires dia 10 de maio.

Eduardo Beirão venceu na Optimist Veterano: "Tanto as duas regatas de ontem como as duas de hoje exigiram muita concentração, porque o vento estava fraco e inconstante o tempo todo." Ontem foi dia de sol, mas hoje momentos de chuva se misturaram ao frio, complicando ainda mais a situação e afugentando muitos velejadores. Paulo Sérgio Beirão Júnior correu sozinho na Laser Standard. Na Radial, apenas Guilherme Pereira, em primeiro, e Henrique Boabaid estavam na raia. Ninguém correu de Snipe, 420 e Hobie Cat 16.

Na Optimist Estreante, Victor Gualberto de Oliveira chegou em primeiro. Jorge Grumann foi o melhor na classe Laser 4.7 e a dupla Daniel Zohar e Ernesto Seibert terminaram em primeiro na Dingue. Entre os 23 inscritos estavam os alunos do nível 3 da Escola de Vela do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento.

Cruzeiro da Amizade
O Cruzeiro da Amizade permanece na subsede do ICSC, em Jurerê, até quarta-feira. De Buenos Aires partiram 29 veleiros, mas oito se desgarraram da flotilha em Rio Grande (RS). Além dos 20 argentinos, um barco brasileiro está no grupo. Eles já navegaram cerca de 700 milhas (mais de 1.200 quilômetros) até Florianópolis e seguem outras 400 milhas (700 quilômetros) ao Rio de Janeiro, onde devem chegar dia 20 de julho: "Nosso único objetivo é unir os velejadores num evento de confraternização", explica o organizador do Cruzeiro, comodoro Carlos Salvochea, que chegou em Jurerê comandando o Gipsy Wind.

Confira os primeiros colocados da 2ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos:
Optimist Veterano:
1º - Eduardo Beirão
2º - Amanda Arcari
3º - Flávio da Costa Neto

Optimist Estreante
1º - Victor Gualberto de Oliveira
2º - Erik Hoffmann
3º - Frederico di Giovanni

Laser Standard
1º - Paulo Sérgio Beirão Júnior

Laser Radial
1º - Guilherme Pereira
2º - Henrique Boabaid

Laser 4.7
1º - Jorge Grumann
2º - Diego Montautti
3º - Betina Hoffmann

Dingue
1º - Daniel Zohar e Ernesto Seibert
2º - Marcílio Costa e Henrique Agustinho
3º - Amandio Rampinelli e Claudia Rampinelli


Por Jeni Andrade
Da Assessoria de Imprensa do ICSC
Em Florianópolis (sc)