54ª Volta daTaputera

(10/03/08)

O Iate Clube do Espírito Santo convida os velejadores para correr a tradicional prova do iatismo capixaba, a 54ª Volta da Taputera. Além dos mistérios para quem quer ser campeão da disputada competição, a prova vem com o tema ecologicamente correta. Os motivos principais são a não utilização do motor durante a regata e a utilização da "eco bag" que será distribuída durante a inscrição. O evento acontece no corrente mês nos dias 15 (sábado) para a classe oceano e 16 (domingo) para a classe monotipos, com largada ao meio-dia, saída do píer do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), contorno na Pedra da Taputera, no Centro de Vitória, e retorno ao clube.

Contamos com sua participação.

Bons Ventos!

Comissão Organizadora

1º A V I S O D E R E G A T A

54ª VOLTA DA TAPUTERA - 2008

REALIZAÇÃO E SEDE: IATE CLUBE DO ESPIRITO SANTO

DATA:15 de março de 2008 (OCEANO)
16 de março de 2008 (MONOTIPOS)

CLASSES: Oceano RGS I, RGSII, "Brasília 32", HC 16, HC 14, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Snipe, Dingue, Optimist Veterano e Estreante, Trindade, Formula Windsurfing , Star , Sport e Experience.

I - DISPOSIÇÕES GERAIS:

CLASSIFICAÇÃO: O evento é classificado como categoria "C", conforme o Regulamento 20 da ISAF 2005/2008.

REGRAS: As regatas serão disputadas de acordo com as regras da ISAF 2005/2008, as determinações da FBVM, as determinações da FECAI, as regras das Classes e este Aviso de Regatas.

PERCURSO CLASSE MONOTIPOS:
O percurso será o tradicional da regata, com largada no píer do Iate Clube, contorno na pedra da Taputera e retorno ao ICES. O percurso tradicional e percursos alternativos serão desenhados no Quadro de Avisos da garagem de Vela do Ices.

PERCURSO CLASSE OCEANO:
Largada da Praia de Camburí, nas proximidades da Ilha Socó e contorno por bóia boreste nas proximidades do Porto de Tubarão, em seguida contornar por bóia bombordo no Porto de Vitória, próximo ao cais das barcas, com chegada no mesmo local da partida.

CHECK-IN: Será realizado check-in na água, junto à CR, sendo obrigatório para caracterização da Classe/Modalidade/Categoria.

PONTUAÇÃO: Sistema Linear apêndice A das regras de regata da ISAF 2005/2008.

ELEGIBILIDADE: São elegíveis os competidores que estiverem de acordo com a parte 6 das Regras de Regata da ISAF 2005/2008 e que estejam em conformidade com a legislação estabelecida pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos do Espírito Santo e que conheçam o RIPEAM e o conteúdo da NORMAM 03/DPC que estabelece os requisitos mínimos de segurança para as embarcações, com acesso na página www.dpc.mar.mil.br

RESPONSABILIDADE: A decisão de participar ou não do evento, será de exclusiva responsabilidade dos participantes. A organização do evento ou qualquer outra pessoa envolvida na organização não se responsabilizam por qualquer lesão (inclusive morte), danos materiais ou pessoais, perda ou reivindicação sustentada por competidores ou qualquer um relacionado com um competidor antes, durante ou depois do evento.

II - PROGRAMAS E INSCRIÇÕES:

PROGRAMA: Será disputada uma única regata.

Atenção Classe Oceano: No dia 13 de março, às 19h, na área da piscina do Clube haverá reunião
dos comandantes.

Classe Oceano

Sábado - 15/03/08
11:00h - Encerramento das inscrições
11:00h - Tiro de 1 hora
12:00h - Largada
15:00h - Confraternização (Velejadores e Convidados)
15:00h - Premiação (Oceano)

Classes Monotipos

Domingo - 16/03/08
11:00h - Encerramento das inscrições
11:00h - Tiro de 1 hora
12:00h - Largada
15:00h - Confraternização (Velejadores e Convidados)
15:00h - Premiação (Monotipos)

HABILITAÇÃO: Estarão aptos para inscrição os Velejadores que estiverem filiados a Federação Capixaba de Iatismo, e em dia com sua anuidade.

INSCRIÇÕES: As inscrições poderão ser feitas antecipadamente no ICES, no horário normal de expediente na Sala da Secretaria de Vela com a Srta. Elaine Rodrigues, e no dia da regata até às 11:00h.

VALOR: R$ 20,00 (vinte reais) por velejador.

Obs: Cada Veleiro de Oceano tem direito a 01 (um) Mascote com idade até 15 anos, (não conta como tripulante).

PROTESTO: ISENTO.

OBS.: Não serão aceitas inscrições por telefone.

PREMIAÇÃO:

Para os três primeiros colocados de cada Classe/Categoria com um mínimo de 05 (cinco) embarcações participantes.
Para os dois primeiros colocados de cada Classe/Categoria com um mínimo de 04 (quatro) embarcações participantes.
Para o primeiro colocado de cada Classe/Categoria com um mínimo de 03 (três) embarcações participantes.
Para a Classe Oceano serão oferecidas medalhas para os comandantes e tripulantes dos veleiros que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e Fita Azul do evento.

Obs: Para se caracterizar a formação de uma Classe e/ou Categoria será necessário o mínimo de três embarcações participantes.
As entregas dos prêmios serão feitas no dia da Regata. Caso haja algum protesto, a entrega dos prêmios será transferida para o primeiro evento da vela após o julgamento dos protestos.
A participação neste Campeonato é aberta a velejadores de todo o Brasil.

III - INFORMAÇÕES GERAIS

ORGANIZAÇÃO: Iate Clube do Espírito Santo - ICES

COMISSÃO DE PROTESTO:
Fernando Jakes Teubner
José Henrique Cabral
Michel Weber
Artur Moreira Rodrigues

INFORMAÇÕES: Na Sala da Secretaria de Vela do ICES, pelo telefone (27) 3225-0422 ramal 215, com a Srta. Elaine Rodrigues ou através do e-mail: vela@ices.com.br

09:24 - 0.9
06:06 - 0.7