Notícias

Campeonato Europeu de Formula Windsurfing


    (02/05/07)  

Por Wilhelm Schurmann - bra999

"Com uma estrutura e organização impecáveis, os espanhóis sediaram o campeonato europeu de Formula Windsurfing, na cidade de Santa Póla, no Mediterrâneo, entre os dias 23 a 28 de abril.
Eu e o Renato Pozolo chegamos alguns dias antes para treinar, com isso, conseguimos alugar um apartamento bem na frente do evento, onde ficamos com os amigos portugas Rui, Bruno e Miguel. Isso acabou sendo perfeito, já que com a falta de vento, ficávamos esperando praticamente em casa, enquanto todos os outros velejadores esperavam na praia, já que o hotel do campeonato ficava um pouco longe do evento.
Até o último dia, apenas uma regata tinha sido realizada, e parecia que não íamos ter um resultado valido, já que são no mínimo 3 regatas para validar o campeonato europeu.
Por volta das 12:00 horas, um vento maral fraco, mas constante, entre 7-12 nós, entrou, permitindo fazer 3 regatas para cada flotilha. Com isso foram realizadas 4 regatas que permitiram que os velejadores descartassem o pior resultado.
Nas 3 regatas do último dia tive uma disputa acirrada com os velejadores Gonzalo Hoevel ARG 3 e Julien Quentel FRA 421. Na primeira regata do dia, Gonzalo teve uma ótima largada e montou a bóia do contra vento uns 20 metros na minha frente. Logo atrás vinha Julien que estava muito próximo. No popa eu acabei sangrando a bóia, com isso Julien me passou e acabou chegando em segundo, 5 metros na minha frente, com Gonzalo em primeiro.
Na segunda regata, Montei o contra vento em primeiro apenas 1 metro na frente do Julien. Na bóia de popa chegamos praticamente juntos, consegui levar a vantagem e fiquei marcando o Julien. Quando cambamos para ir para a última bóia, o vento rondou uns 15 graus e, com isso, Julien acabou ficando na minha frente, terminando em primeiro. O Gonzalo, que estava atrás, e acabou cambando cedo, se deu bem e ficou em segundo e eu em terceiro. Na última regata, fiz uma ótima prova e fui marcando o Quentel até o final, numa regata que parecia mais um match racing, lembrando umas regatas que tive com o Marc Conrad e o Paulão. Cheguei em primeiro, seguido do Julien, Gonzalo acabou pescando o cabo da ancora do barco, e terminou em sexto.
O Renato Pozolo, que estava na minha flotilha, acabou não podendo competir no último dia, pois seu vôo estava previsto para as 5pm e precisou ir embora.
Na outra flotilha, O Fabio Melo, correu bem, só que na sua primeira e melhor regata, acabou errando a chegada com outros velejadores, o negócio estava confuso mesmo, eu e o Julien quase erramos na primeira também.
No fim, como no ano anterior em Portugal, o campeonato europeu foi salvo no último dia.
Julien Quentel levou o título, somando dois primeiros e um segundo (4 pontos)
Eu fiquei em segundo e levando o título de campeão leve somando um primeiro, um segundo e um terceiro (6 pontos)
O Gonzalo terminou em terceiro somando os mesmos pontos que eu, só que, no critério de desempate, eu tinha o melhor descarte que era um terceiro.
Logo após a entrega de prêmios, já pegamos a "carrinha" com os portugas e fomos para Portugal, onde já estamos prontos para começar o grand prix de Formula valido para ranking mundial".

Mais info e fotos no link: http://www.formulawindsurfing.org/event.php?id=1113326