Campeonato Mundial de Fórmula Windsurfing 2007

(03/12/07)

As águas de Fortaleza se renderam ao talento de um francês. Antoine Albeau levou a melhor na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Fórmula Windsurfing 2007, disputada desde quarta-feira (28) no Marina Park. A conquista veio sem muito trabalho. No última dia de competição, o velejador provou o porquê do apelido Schumacher das águas. Mesmo com o título garantido desde sábado, ele passeou na regata final do evento e ficou com o primeiro lugar. Quase um quilômetro na frente do segundo colocado, o australiano Steve Allen.

A conquista do velejador francês foi fruto de uma regularidade incrível. Desde o primeiro dia de competição ele se manteve entre os primeiros colocados. Como a etapa é uma disputa por pontos perdidos, quanto mais constante os resultados nas regatas, melhor. E 2007 foi o ano em que Antoine Albeau fez isso com maestria. Segundo o competidor, esta foi a melhor temporada da carreira. Esse foi um dos meus melhores anos, comentou. Não esperava que fosse assim, confessou.

Com a conquista o francês faturou seu terceiro título mundial. Foram dois pela International Windsurf Association (IWA) e um pela Professional Windsurfers Association (PWA). Para quem entende muito do assunto, o título de Albeau foi apenas lógico. Ele está em uma forma excepcional, comentou o presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABW), Teka Lenz. A velocidade dele é uma coisa incrível, disse.

A competição terminou dominada por gringos. Nos três primeiros lugares, além de Albeau, Steve Allen (AUS), ficou em segundo e Gonzalo Costa Hoevel (ARG) em terceiro. O brasileiro melhor colocado foi Paulo do Reis, que conquistou a quinta posição. Na categoria peso leve o título ficou com o brasileiro Wilhelm Schurmann.

Fonte: Bruno Formiga / Bahia Náutica