Circuito Mundial de Match Race 2006/2007

(04/11/07)

Os bons ventos de Vitória vão entrar na rota mundial do iatismo. A capital capixaba recebe a partir do dia 8 de novembro a penúltima etapa do Circuito Mundial de Match Race 2006/2007. O evento reunirá os melhores velejadores do mundo na Curva da Jurema.

Nada menos do que cinco equipes da America&039;s Cup, a maior competição da modalidade no planeta, estarão presentes. E, além do evento, inédito no Estado e já confirmado também para o próximo ano, outra novidade é o torneio feminino, o Vitória Brasil Women&039;s Cup.

Pela primeira vez no Brasil, as mulheres se enfrentam, e a equipe vencedora também compete com a melhor equipe masculina, numa verdadeira guerra dos sexos. A prova feminina começa no dia 8 e vai até dia 12 de novembro. De 13 a 18 é a vez dos homens.

A premiação é um dos atrativos. O valor chega a US$ 1 milhão (R$ 1,8 milhão) no total. Em busca dela, britânicos, franceses, italianos, suecos, suíços, australianos, portugueses, holandeses e brasileiros duelam. Os destaques verde-e-amarelos são o paranaense Daniel Glomb, mais bem colocado no ranking mundial (27º) e a brasiliense Rossana Ramos, melhor brasileira (32ª).

Para o presidente da Federação Capixaba de Iatismo, Fernando Jacques Teubner Júnior, o evento e seu porte abrirão portas para outros. "Vitória terá a chance de mostrar que tem infra-estrutura para isso", afirma.

A PROVA

Trata-se de uma disputa direta, lado a lado, entre dois barcos. Uma corrida de gato e rato, com regras próprias onde um dos objetivos principais é levar o adversário a cometer faltas e a ser penalizado.

PERCURSO

Tem formato oval com a linha de largada próxima à costa.

BARCOS

Com 12 metros de comprimento, têm todas as medidas exatamente iguais para que se sobressaia na competição a técnica e o talento do velejador.

HISTÓRIA

O World Match Racing foi criado em 2000, com o nome de Swedish Match Tour, com o objetivo de unificar os melhores eventos de match race do mundo dentro de uma competição só. Nessa categoria, estão enquadradas competições como a America&039;s Cup e a Regata de Volta ao Mundo.

O Brasil recebeu em 2006 a primeira etapa do Match Racing, ocorrida em Angra dos Reis (RJ).

fonte: www.fecai.org.br
Texto de: Letícia Nóbrega - Jornal A Gazeta