Notícias

Capixabas Lideram o Sudeste de Formula Windsurf.


    (03/11/07)  

Os velejadores do Iate Clube do Espírito Santo Ricardo Conde e Bruno Neffa lideram o Sudeste Brasileiro de Formula Windsurf que está sendo realizado em Araruama estado do Rio de Janeiro.

O dia começou estranho. Sem vento nenhum.
E quando já não havia mais esperanças algumas rajadas surgiram na lagoa e a CR decidiu montar a raia.

A largada foi dada com o vento variando de 8 a 10 nós.
Preferi largar próximo ao barco enquanto que Paulão e Anjinho (correndo de 9,8 porque sua 10,7 rasgou em baixo,preferiram largar correndo a linha mais para a boia.
Levei vantagem saindo mais alto, mas sem conseguir ver a boia de contra vento perdi o layline com Paulão cambando baixo e Anjinho subindo no rumo certo.
Anjinho cruzou na frente com Paulão já vindo starboard. Passei por trás e bem alto para fugir do cabo da boia que sempre esteve longo desde ontem.
Paulão e Anginho cairam e eu passei bem alto na boia pegando uma boa rajada no popa.
Paulão levantou deu o jibe e foi para o bordo negativo esperando uma reação, mas pelo que parece faltou vento para ele naquela área da raia. Dei o jibe e fui para a boia. Chegando bem na frente estiquei o contra vento até quando Paulão montou a boia e cambou para baixo. Mais uma vez ele teve dificuldades porque ali o vento já começava a merrecar.
Cambei na rajada e abri ainda mais na orça.
Sempre com vento cambei novamente e fui para a boia de contra vento, passando sempre longe para evitar o cabo.
Aproveitei a rajada e fui até a linha de chegada abrindo uma boa distância para o Paulão que foi ficando para o Rominho que vinha em uma boa recuperação depois de ter largado mal.

No final ficou:
1- Ricardo Conde (BRA 8)
2- Paulo dos Reis (BRA 3333)
3- Romulo Finamore (BRA 100) (resultados completos no site da upwind)

Na Formula Experience o capixaba Bruno Neffa (BRA 410) venceu mostrando que vem melhorando desde que passou a treinar com Urubu e Klango em Vitória. Outro capixaba,o atual campeão Brasileiro de FE, Wellignton de Almeida (BRA 900) chegou em segundo mostrando o bom
momento da flotilha capixaba. Sendo que na sport o resultado foi Bruno - Henrique - Wellington

Para amanhã há uma boa chance do vento firmar com a realização de mais quatro regatas.
É esperar para ver.
Ricardo Conde
BRA 8