Notícias

Euro Cup por Wilhelm Schurmann


    (14/08/07)  

Após dois dias sem vento, o sol voltou a brilhar e o vento apareceu nesse último dia de campeonato.
O tradicional vento térmico entrou no horário previsto e às 12:15 estávamos largando a tradicional Maratona, uma regata que acontece há vários anos aqui no lago de Sivaplana e que acabou contando como duas regatas para o eurocup.
A regata foi bem longa e durou em torno de 1 hora. O vento estava de 8-12 nós e, como aqui é um lago, onda é algo que não existe. Muito flat.
A largada foi bem difícil, com uns 70 velajadores e vento fraco. Achar o canto certo estava difícil e, faltando 50 segundos, percebi uma rajada entrando na bóia e saí bombando para o final da linha.
Tive uma ótima largada com o Jesper e ficamos brigando até o primeiro contravento. Jesper montou em primeiro, seguido de um francês, que eu não sei o nome, e eu.
O popa era um downwind com um percurso de slalom no final, então velocidade no través era mto importante também.
No segundo contravento fiquei com o jesper todo o tempo e o steve allen foi para o outro lado. Com isso se deu mto bem e nos passou. Steve montou o segundo contravento em primeiro, dpois jesper e eu, (acho que foi isso). No popa ficou igual sendo que gonzalo estava bem perto de mim.
Na terceira volta passei o Jesper, só que ele acabou me passando novamente. Esse lugar tem que acertar as rondadas senão pode se dar mto mal.
Na quarta volta ficou igual sendo que o Gonzalo estava na briga também.
Subindo para o último contravento, Gonzalo cambou cedo e se deu bem. Acabou me passando e passando o Jesper. Só que, após cambar, quebrou o mastro, algo que ninguém merece, especialmente na última volta de uma regata tão longa e importante.
Steve levou a maratona, com Jesper em segundo e eu chegando logo após. No finalzinho tive uma disputa com o Pol 126 que apareceu do nada e tive que controlar para não me passar.
Biel, que largou mal, foi recuperando mto e terminou em décimo. Chegou a estar em quinto só que com, as rondadas, perdeu algumas colocações.
A regata foi bem cansativa, pois, com a altitude aqui, a bixo pega. Vc fica sem ar, tonto e às vezes parece que o fôlego vai acabar.
Após 1 hora de descanso, partimos para fazer uma regata normal de formula com duas voltas. Eu entrei de 10.7, pois estava consertando minha 11.8 e não deu tempo. Tive uma boa largada com Biel largando atrás de mim. Biel estava com um ângulo impressionante e, mesmo no treino, não tinha ninguém que estava orçando mais do que ele. Quando cambei, Biel já tinha cambado e estava a poucos metros na minha frente, o que foi ótimo, pois ele foi dando vento sujo para vários velejadores que vinham atrás. Biel cambou e passei atrás dele, segui uns 10 metros e cambei. Biel foi orçando e montou em um merecido primeiro a bóia de contra vento, seguido de Steve e eu. No popa foi uma disputa grande entre Biel e Steve na qual Steve acabou dando sorte com uma rajada e passou o Biel. No segundo contravento, Gonzalo cambou cedo ao montar o popa e acabou me passando. Na bóia de contravento montou Steve, Biel, Gonza e eu. No popa eu e o Gonzalo pegamos uma rajada que nos colocou num ângulo mto melhor do que os que estvam na frente. Quando demos o jibe o Gonza acabou montando a pernada do slalom na frente do Biel. Eu montei logo atrás do Biel e assim fomos ate o último jibe e para chegada. Steve em primeiro, Gonzalo segundo, Biel em terceiro e eu em quarto.
Após 20 minutos eu estava consertando minha vela quando a comissão falou que ia largar mais uma regata em 7 minutos. Imagina o desespero! Acabei indo para água faltando 2 minutos para largada. Como estava perdido no tempo acabei largando escapado perto da bóia, que mesmo assim foi péssimo, pois quem largou no começo se deu mto bem. Steve levou essa regata seguido de menegati. Biel terminou mto bem em quarto ou quinto, só que, infelizmente, ele também tinha escapado.
O restante do dia foi para o jump session e aproveitamos para empacotar tudo.

No resultado da maratona ficou:
Steve
Jesper
Wilhelm
No resultado do Eurocup ficou:
Steve
Jesper
Wilhelm
Pol 126 (impossível de escrever o nome do cara, e algo como Mytrcuyrynhstu)
Ross williams
Biel acabou em décimo. Foi uma pena a largada escapada, pois senão teria ficado em quinto. Outro que teve azar foi o Gonzalo, pois como a maratona valia por duas, teve que contar um DNF no resultado.
Agora e rumo ao brasil.
Abraços,
wil"