Notícias

Prancha a vela brasileira é ouro e prata no Rio


    (22/07/07)  

Duas medalhas, uma de ouro e uma de prata, este foi o saldo da participação brasileira na classe RS:X, nos Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro. Um resultado histórico que superou o desempenho obtido em 1999, nos Jogos de Winnipeg, quando o país foi prata e bronze na então classe Mistral.

No masculino Ricardo Winicki, o Bimba, prata em 1999 e ouro em 2003, confirmou o favoritismo. Atual campeão mundial, Bimba teve dificuldades no início da competição, principalmente devido aos ventos fracos predominantes na baía de Guanabara. Mas a partir da quarta regata, das oito realizadas durante a fase classificatória, foi quase impecável na caminhada rumo ao bicampeonato pan-americano.

Neste sábado (28), na Medal Race terminou em segundo lugar, o suficiente para garantir o ouro. A vitória ficou com o canadense Zac Plavsic. O mexicano David Mier y Teran, vencedor das três primeiras regatas, não manteve o bom desempenho e foi ultrapassado na última regata pelo argentino Mariano Reutemann, na classificação final. Reutemann ficou com a medalha de prata e Mier y Teran com o bronze.

Entre as mulheres uma das mais gratas surpresas para a vela brasileira. Patrícia Castro teve um início tímido mas logo mostrou sua força. Vencedora de três regatas, inclusive a Medal Race, a brasileira conquistou uma inédita medalha de prata para a prancha a vela feminina. Até então o melhor resultado era uma medalha de bronze, de Christina Mattoso, nos Jogos de Winnipeg, em 1999.

Resultado final:

:: RS:Masculino:

Ouro - BRA - Ricardo Winick
Prata - ARG - Mariano Reutemann
Bronze - MEX - David Mier y Teran

:: RS:X Feminino:

Ouro - CAN - Dominique Vallée
Prata - BRA - Patrícia Castro
Bronze - ARG - Florencia Gutierrez

Fonte: www.boia1.com.br
Foto: Arquivo