Notícias

Rajada, 10 anos catapultando o esporte a vela!


    (06/12/10)  

O aniversário de 10 anos da Escola Rajada foi uma grande festa entre amigos antigos e novos. Trabalhamos muito para realizar um evento marcante para a história do esporte em Vila Velha, cidade que sempre teve bons velejadores mas nunca um clube ou centro de referência na atividade.

A grande constatação é que o SUP veio para ficar, servindo de ponte entre os surfistas, remadores e velejadores. Tanto o pessoal do wind está se interessando pelo SUP, por ser um ótimo exercício nos dias sem vento, ou num lugar com ondas para o surf, quanto os SUPeiros viram no wind uma outra forma de aproveitar suas pranchas nos dias com vento. As pranchas de SUP que não tem encaixe para vela deixam de aproveitar um grande potencial. Eu mesmo este fds experimentei pela primeira vez velejar com vento forte com as novas JP11.8 da escola. Muito bom!

Mas vamos aos meus relatos dos dois dias do evento:

1º dia. As provas de SUP Race foram divididas em três baterias de uma volta cada num percurso de aproximadamente 800m cada, dentro da enseada da Sereia. 16 largaram. Eu optei por remar forte no início e depois administrar a vantagem, sendo seguido de perto por Grilo, Tiboo e Marco Aurélio. chegandos nessa ordem. Na segunda mesma estratégia, tentando largar bem, e bem forte. Nessa tambem marcação cerrada dos três, e já sentindo o cansaço, desconcentrei e caí na última marcação. Nisso passam Grilo e Tiboo, daí a recuperação foi dureza.

Resultado: vitória por poucos metros sobre Grilo. Na última bateria todos cansados resolvemos encurtar o percurso e diminuir o ritmo. Larguei mal, com uns seis na minha frente. Nisso Tiboo disparou com Marco Aurélio em segundo. Eu e Grilo fomos mais cadenciados. Daí na última bóia, que tinha que ser montada num ângulo bem fechado consegui passar três de uma vez, mas Tiboo continuava com larga vantagem, e remando bem forte, só que ele se enganou na chegada e optou pelo caminho mais longo, daí que consegui passar ele e chegar em primeiro nessa também. Resultado geral: Ton, Grilo, Tiboo em terceiro.

Depois foram realizadas as provas de windsurf Start, com muita disputa tambem, com resultados Rodrigo de Brasília, Marcelo Venturini e João Saad em terceiro.

As classes Open e Sport foram as últimas do dia, num percurso rodeando as ilhas em frente à praia. Na hora o vento tinha caído e Léozinho pra variar planou antes de todo mundo com Kalango logo atrás. Eu fui numa longboard só para assistir, devido ao cansaço das provas de SUP. Resultados Kalango, Leozinho e Urubu em terceiro. Na Sport Rômulo Junqueira, Nestor Gonçalves e Rodrigo Paulista em terceiro.

Sentimos falta de vários atletas na competição, muitos optando por apenas assistir ao evento. Mas foi uma regata marcada pela presença do público, acompanhando as disputas pela locução de Dr Rock.

No domingo sol e vento forte, praia lotada e arribada com velejadores e SUPeiros descendo downwind pelas praias de VV. Foi um desafio para quem não está acostumado. Resultado: vários desistiram ou foram ficando pelo caminho, com o caminhão recolhendo eles na volta. Muito legal. Vamos preparar outras para o pessoal aprender o que eu considero mais divertido no windsurf: longos trajetos sem a preocupação com a volta.

Obrigado a todos e já estamos pensando no próximo evento!

Depoimento de uma das mais antigas velejadoras da Rajada: "Adorei estar com vocês nesse fim de semana. Deus providenciou dias lindos, os Amigos compareceram em massa, todos estavam de Bom Humor e a Festa foi perfeita. Obrigada pela alegria que proporcionaram a mim e com certeza a todos que estiveram presentes no Aniversário de 10 anos da Rajada. Parabéns pra vocês e longos anos de vida a equipe da Rajada para que ela possa contaminar cada vez mais pessoas com o Amor ao Windsurf. Bons Ventos para vocês sempre.

Bjs
Lena Landim"

Por Ton Zouain