II Cross SUP Clube do Vento

(22/05/11)

A convite do amigo e organizador do evento James Radde fui a Brasília dia 22/5 para participar do II Cross SUP Clube do Vento, localizado no Clube Naval, as margens do Lago Sul. O lugar é um paraíso com toda estrutura para lazer e prática de esportes náuticos. Aliás o lago Paranoá é um grande parque aquático, tem diversos clubes com muitos praticantes de todo tipo de atividade, muitas lanchas e veleiros, windsurf, kitesurf, canoagem, e claro, muitas paddle boards.

O Cross SUP é uma prova de curta distância tendo diversas bóias como obstáculos onde você contorna, passa por cima, por baixo, faz curvas fechadas e etc. Isso tudo com dezenas de participantes é uma curtição para o público, que vê tudo de pertinho.

A primeira prova foi o long distance, que inicialmente teria 12 KM, mas devido ao vento forte (coisa rara em Brasília) teve o percurso encurtado. O remador local Gabriel Tavares, que tem treinado muito para esse tipo de prova, andou muito e venceu. Eu andando pela primeira vez com uma Fanatic Race fiquei em segundo.

Depois foram feitas as provas de cross sup por equipes e individual. Eu que nunca vi nada parecido fiquei observando a dificuldade numa bóia em que a prancha passa por baixo de um espaguetti inflável, e você pula por cima! Uma grande confusão com várias pranchas emboladas. Quando chegou minha vez na equipe passei bem devagarinho pela bóia para não pagar o mico de cair na frente da galera. Nossa equipe ficou com o segundo lugar.

Depois no individual optei por uma prancha gigante da Fanatic, um modelo com 250 litros. Remando forte na largada para não embolar com ninguém nas passagens, estava em segundo, só marcando um remador na minha frente. Aí na tal bóia aconteceu, o cara caiu e eu fui embora para ganhar a prova. Muito legal.

Por último teve o Wind Sup, com quatro equipos iguais, pranchas JP 11.8 e velas Neilpryde 6.9, com eliminatórias, semifinais e a grande final. Nessa valeu a experiência minha daqui das condições difíceis de Vila Velha. Lá no lago, uma barbada...primeiro lugar de novo!

Resumindo: o evento foi um grande sucesso com cerca de 60 inscritos, muita torcida e no final a American Airlines ainda sorteou dentre os participantes uma passagem ida e volta para qualquer destino nos EUA! Veja os resultados e fotos no www.clubedovento.com

Bons ventos!

Ton Z. Campos